“A terra é um só país e os seres humanos, seus cidadãos.”
— Rabindranath Tagore
“Não sou do leste nem do oeste, não sou de fronteiras nem do mar. Não sou da terra, nem sou das estrelas… Sou da alma do amado.”
— Rumi

tai-chi-chuan-arqueiro-taoisata-24999229696
Texto de C J Hygino

Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan foi eleito digno de figurar entre os bens imateriais da humanidade no ano de 2020, ou seja, Patrimônio Imaterial da Humanidade ao lado de outras Milenares Artes Orientais.
Sou praticante de artes marciais há muitos anos, porém vim a conhecer o Tai Chi Chuan de fato há duas décadas, assim que meu filho Nicolai de Oliveira Hygino nasceu. Foi quando eu me apliquei na arte e colhi frutos dessa prática oriental. Posso dizer que antes não conseguia entender como movimentos lentos e calmos poderiam mudar uma vida, na verdade eu era imaturo, fútil e limitado em minha mente; não entendia bem o Tai Chi Chuan e muito menos o Taoísmo. Para um profano ocidental o “soltar” do Taoísmo é algo impossível e até mesmo não terreno. Se faz necessário uma abertura nos pensamentos, uma amplitude de ideias e a intenção de se tornar um ser humano melhor para iniciar no entendimento dessas artes. As limitações incrustadas nos ocidentais pelos delírios das religiões e pela ditadura dos modelos de aparência, beleza e comportamento realmente limitam o ser, tornando o humano muito pequeno para ter tão sublime percepção. Falar da vida do Buda, ou de Lao Tsé é loucura para as turbas sedentas do que vai passar na televisão mais tarde, ou dos assuntos referentes ao que um politicalho disse a respeito de seu semelhante para as próximas votações.
Encontrei o Tai Chi Chuan em um momento de mudança e presenciei um dos milagres da minha vida. Apesar de praticar artes marciais há anos eu sempre estava com dores pelo corpo, irritado e com a dita “pressão alta” (hipertensão). O conceito de arte marcial que veio para este lado do planeta chegou de certa forma despetalado por assim dizer; um conceito tão amplo que é na verdade um conjunto intrincado de formato de sistemas contendo filosofia, artes, misticismo, religião, chegou até nós somente como um compêndio barato de alguns socos e chutes para machucar quem não consegue revidar de forma profissional, sempre pela guerra e destruição, nunca pela paz e cura.
O Tai Chi Chuan trabalha a energia vital através de práticas respiratórias e movimentos com intenção e foco. Nos movemos conscientes do que estamos fazendo sempre com foco na respiração, mantendo o espírito presente, sem nos dispersar em outros assuntos que não seja o foco no que fazemos naquele instante. Podemos dizer que grande parte das tristezas do dia a dia se faz presente por causa da falta de foco das pessoas no que de fato estão realizando no momento. É grande o número de acidentes onde os motoristas envolvidos estavam olhando o celular ao invés de estarem atentos no caminho. Quantas pessoas se machucam, tropeçam e caem por estarem pensando na novela de noite ou na fofoca de ontem e não se atentam ao caminho e seus ressaltos. Qual a solução para essas e outras coisas ruins geradas pela falta de atenção? O foco na respiração! Mantendo o foco na respiração vamos estar presentes em nosso presente momento além de fornecer ao corpo a circulação correta de energia sem perdas desnecessárias que geram fadiga. Quando mantemos o foco em nossos afazeres do momento, acompanhando de perto e com a devida atenção em nossa respiração, nós ganhamos energia ao invés de perder, e com isso terminamos o nosso dia plenos e completos. O Tai Chi Chuan nos ajuda neste e em muitos outros aspectos. 
Os movimentos do Tai Chi Chuan para serem entendidos muitas vezes são explicados como ataques e defesas marciais ou como movimento de animais em ação. Estas associações trazem melhor entendimento para que o praticante vá compreendendo que na verdade ele está perfazendo campos magnéticos ao redor de si. Entender esses campos é de fundamental importância pois traz a evolução da pessoa que se envolve e quer desenvolver mais e mais movimentos. Os campos magnéticos são do campo de estudo da Física e estão bem entendidos dentro do eletromagnetismo e seus desdobramentos. O eletromagnetismo é uma das forças de sustentação do universo. Eletromagnetismo, gravidade, força forte e força fraca. Os campos magnéticos estão por todos os lugares deste universo guiando o deslocamento de luz, energia e demais partículas formadoras de tudo o que temos e conhecemos como matéria; exatamente do pequenino e quase imperceptível, para o mega gigantesco e às vezes inimaginável astro no espaço. As forças trabalham desde o início de tudo formando, nutrindo, destruindo e refazendo tudo universo afora; aqui neste planeta não é diferente, estamos completamente sujeitos a essas forças formadoras e destruidoras, é algo acima das religiões, filosofias e tudo o que o ser humano possa querer interpor e se desviar de entender. É muito pelo contrário, entender essas forças se faz necessário para compreender quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Nós somos um dos principais envolvidos no trabalho dessas forças, somos formados de átomos onde as forças forte e fraca atuam em seu interior, estamos presos ao planeta pela ação da gravidade e todos os nossos movimentos, deslocamentos e interações são regidos pela força eletromagnética; sendo assim o Tai Chi Chuan nos ajuda a administrar essa cumplicidade entre nós e as forças, muito mais entre nós e o eletromagnetismo. 
Observando a geometria das coisas e a nossa geometria, em comparação, notamos semelhanças bem interessantes: por exemplo, comprimento do nosso antebraço, a distância entre ombros e os passos firmemente colocados no solo seguindo essas medidas; ao mesmo tempo em que as mãos equidistam neste tamanho dos antebraços, alternadamente, indo desde a altura do baixo abdômen, coração e rosto, respectivamente alturas dos centros energético, emocional e mental, separados nesta distância que equivale ao comprimento do antebraço.
Todos os movimentos do Tai Chi Chuan devem sempre seguir após um período de calma e tranquilidade, acalmando a respiração e os pensamentos com as mãos repousando no baixo ventre, pouco abaixo do umbigo na postura Wuji, que nos remete ao estado anterior a qualquer manifestação, isento de passado, presente ou futuro, simplesmente sentindo a nós mesmos como energia. Ficamos ali por um tempo respirando e sentindo as mãos sobre este ponto; após estabilizada a respiração nos voltamos aos movimentos obedecendo a tradição de cada estilo e escola, sempre com foco na respiração e na intenção de cada movimento, estando a coluna vertebral bem estruturada e ereta, os olhos calmos, fitando cada ponto de intenção. A partir de então, a cada passo notamos a integração pés e mãos, cotovelos e joelhos, ombros e cintura; e mais internamente mente e emoções, energia e força, tendões e ossos. São princípios fundamentais e devem ser seguidos a cada dia de prática visando o desenvolvimento e a abertura de centros de energia cada vez mais especializados em nossos corpos. Nível após nível ficamos mais entusiasmados e alegres com o aumento da percepção e a capacidade de transferência da energia a cada deslocamento; as mãos se movimentam alternando energia, emoções e mente. Já diziam os antigos mestres: o Tai Chi Chuan pode ser entendido em 5 níveis bem distintos; no primeiro nível o praticante somente olha o instrutor e mestre imitando os seus movimentos; no segundo nível os movimentos são realizados sem observar o instrutor, porém ainda bem mecânicos; no terceiro nível o aluno já consegue associar a respiração com os movimentos, tornando mais fluido o Tai Chi; no quarto nível notamos a integração da respiração com a intenção e o deslocamento da energia para os pontos de objetivo, a respiração inicia e termina exatamente com os deslocamentos e a energia em conjunto com a consciência passeia pelo corpo preparando, nutrindo e criando novos caminhos a sua passagem; finalmente no quinto nível o praticante consegue fazer estes movimentos mergulharem na intenção, tornando-os invisíveis a quem observa, onde somente vê um belo fluir do conjunto. Podemos dizer que no quarto e quinto nível o praticante aprende a utilizar esta energia em movimento para realizar verdadeiros milagres, a realização de curas como a imposição de mãos é uma realidade a estes praticantes. O reconhecimento de que a guerra é uma falácia da terceira dimensão e de que a energia deve ser utilizada para fins pacíficos, para a cura e evolução dos povos; neste ponto o praticante se tornou um com o universo.
O Tai Chi Chuan é por demais antigo e os primeiros escritos não condizem com o tempo no qual ele é praticado no planeta Terra. Na verdade, o Tai Chi Chuan vem de um tempo em que nem se utilizavam de escrita para ser passado de instrutor para alunos, ele era simplesmente praticado. As práticas tinham como objetivo conter os rigores da gravidade sobre o corpo humano conferindo saúde, vitalidade e longevidade em um tempo ainda antediluviano. Passado o tempo os estilos foram se formando por simples observação pois na verdade Tai Chi Chuan é pleno e os estilos por assim dizer sempre ou na maioria das vezes repetem os movimentos com certas características mais necessárias a região onde é desenvolvido ou às necessidades ao qual é utilizado. Por exemplo, o estilo Chen é caracterizado por movimentos bem vigorosos onde o observador diz realmente serem passos de combate, com ataques e defesas. Já o estilo Yang tem os movimentos bem mais alongados em quase um bailar, as mãos e pés se alternam em círculos e passos muito bem vistos e agradáveis ao espectador; é um estilo muito terapêutico é indicado para cura de diversos males como hipertensão, depressão, anemias e males das juntas e ossos, males respiratórios e do trato cardíaco assim como as alterações gástricas e intestinais. O estilo Wu Hao é caracterizado por movimentos curtos e pelo foco na intenção e na energia em movimento, é bem introspectivo e possibilita o acesso aos pontos mais interiores do ser; é um estilo que se utiliza da manipulação da força eletromagnética para a minimização dos efeitos da gravidade no corpo; os praticantes do estilo Wu Hao dominam a mente e as emoções com o simples fluir da energia.
Lembrando nesta parte que sou graduado em Tai Chi Chuan pelo Kung Fu Centre dos Professores e Amigos Ailton e Camila, a quem eu devo não só as minhas graduações no estilo, mas também as horas de dedicação com dicas e orientações para o meu trabalho na Arqueiro Taoísta. 
Em meu canal sempre disponibilizo conteúdo gratuito e de qualidade nas áreas de Tai Chi Chuan e Chi Kung Qi Gong, também ministro aulas online para todas as partes através dos aplicativos de comunicação; palestras, bate papos e aulas presenciais tem um prévio agendamento. São vários os meios e sempre estaremos em contato para falar a respeito do Tai Chi Chuan. Contudo, quero deixar aqui um exercício bem simples de se entender, mas infinito e de grande valia em sua prática, o Tai Chi Ball.
Estando de pé, joelhos levemente flexionados e pés na largura dos ombros levamos as mãos ao Tan Tien, primeiro a mão esquerda e direita por cima, coluna pescoço e cabeça eretos, postura serena e firme, respiração lenta e profunda no Tan Tien. Durante a inspiração, enchemos bem o baixo abdômen em todas as direções, como uma bola, sentindo nas mãos os movimentos do músculo abdominal. Após harmonizar o corpo, estabilizadas respiração e energia, retiramos as mãos do abdômen e mantemos uma de frente para outra, palma a palma, como segurando uma bola, bem perto do Tan Tien; e se estamos realmente estáveis sentimos uma força entre as mãos. Continuamos com a respiração lenta e profunda e agora acrescentamos suaves contrações do assoalho pélvico a cada inspiração; nesse instante sentimos várias sensações de energia fluindo pelo corpo em sincronia com a respiração, o mesmo é sentido nas palmas das mãos. Pode-se manter o tempo que for agradável deixando fluir a energia e colhendo os benefícios em calma, clareza mental, estabilidade emocional e facilidade de percepção da intuição. A partir desse exercício passamos a notar que nossas mãos vão muito mais além do que se parecerem fortes garras ou mesmo biônicas; elas ficaram realmente muito fortes com os vários exercícios aprendidos até aqui, contudo elas agora se mostram verdadeiros instrumentos de cura alternando o nosso energético, mente e emoções. Não perca este efeito energético em suas mãos, ao finalizar o exercício repouse as mãos sobre os olhos e deixe realizar essa troca de calor e energia entre essas duas duplas que passaremos a pôr em contato incontáveis vezes de agora em diante. Repousar as mãos sobre os olhos também confere regeneração dos tecidos melhorando a atividade da visão, muitas pessoas até mesmo deixam de usar óculos que antes usavam para leitura e demais atividades do dia a dia.

O texto acima é extrato do Livro:
“50 Anos – Um Livro Espiritualista
Braço de Barra – Um Livro para Homens”

Citações sobre os Estilos de Tai Chi Chuan

Estilo Chen:

Chen Wangting (fundador do Estilo Chen):
“O Tai Chi Chuan é a forma de arte marcial mais completa e poderosa, que transcende a simples técnica de combate e se torna um caminho para a auto-descoberta e o equilíbrio interior.”

Yang Chengfu (sobre o Estilo Chen):
“O Estilo Chen é vigoroso e direto, refletindo a verdadeira essência da prática marcial. É um espelho da luta interna que todos enfrentamos e uma ferramenta para cultivar a força interior.”

Estilo Yang:

Yang Chengfu (sobre o Estilo Yang):
“O Tai Chi Chuan no Estilo Yang é como um rio sereno que flui através da paisagem da mente e do corpo. Seus movimentos suaves e contínuos oferecem uma cura profunda e uma paz duradoura.”

Cheng Man-ch’ing:
“A beleza do Estilo Yang está em sua simplicidade e suavidade. Ele nos ensina que a verdadeira força reside na flexibilidade e na adaptabilidade, não na rigidez e na força bruta.”

Estilo Wu Hao:

Wu Yuxiang (fundador do Estilo Wu Hao):
“O Estilo Wu Hao é uma prática de introspecção profunda. A verdadeira maestria não está na exibição externa, mas na capacidade de cultivar e dirigir a energia interna com precisão e intenção.”

Dong Haichuan (influente no Estilo Wu Hao):
“A sutileza do Estilo Wu Hao reside na habilidade de harmonizar a mente e o corpo com a energia ao nosso redor. A prática é uma jornada para a serenidade e o domínio da força interna.”

Citações Gerais sobre Tai Chi Chuan:

Lao Tsé:

“Aqueles que são imperturbáveis são imunes à agitação do mundo. O Tai Chi Chuan nos ensina a encontrar o equilíbrio interior em meio ao caos exterior.”

Sun Tzu (sobre a filosofia marcial):

“A verdadeira arte da guerra é a arte da paz. O Tai Chi Chuan reflete a sabedoria de transformar a força bruta em um fluxo harmonioso de energia.”

Zhang Sanfeng (legenda do Tai Chi Chuan):

“O Tai Chi Chuan é o caminho do equilíbrio perfeito, onde o movimento e a imobilidade se encontram. É a expressão máxima da harmonia entre o corpo e a mente.”

WhatsApp
+55 (24) 99922-9696

Chi Kung Qi Gong: A Arte de Cultivar a Energia Vital

Chi Kung Qi Gong, uma prática ancestral chinesa, é a arte de cultivar e harmonizar a energia vital (Qi) dentro de nós e ao nosso redor. Esta prática, que combina movimentos suaves, respiração controlada e meditação, visa promover a saúde, o bem-estar e a longevidade. É uma prática que, assim como o Tai Chi Chuan, busca a integração do corpo, mente e espírito, oferecendo uma jornada de autoconhecimento e equilíbrio.

Benefícios do Chi Kung Qi Gong


O Chi Kung Qi Gong é reconhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Entre os principais benefícios, destacam-se:

Melhoria da Saúde Física: A prática regular de Chi Kung Qi Gong fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea, aumenta a flexibilidade e alivia tensões musculares.

Equilíbrio Emocional: Através da meditação e do foco na respiração, o Chi Kung Qi Gong promove a calma mental, reduz o estresse e melhora o bem-estar emocional.

Aumento da Energia Vital: A prática ajuda a desbloquear e equilibrar os canais de energia do corpo, proporcionando uma sensação de vitalidade e renovação.

Promoção da Longevidade: Ao melhorar a circulação de Qi e promover a harmonia entre corpo e mente, o Chi Kung Qi Gong contribui para uma vida mais longa e saudável.

Os 8 Preciosos ou Ba Duan Jin


O Ba Duan Jin (ou “Oito Peças de Brocado”) é um dos conjuntos mais antigos e eficazes de Chi Kung Qi Gong. Consiste em oito exercícios que visam fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade e equilibrar a energia interna. Cada exercício é projetado para trabalhar diferentes aspectos da saúde, desde a flexibilidade das articulações até o fortalecimento dos órgãos internos.

Yi Jin Jing: O Clássico da Transformação dos Tendões


O Yi Jin Jing (ou “Clássico da Transformação dos Tendões”) é um conjunto de exercícios que visa fortalecer e alongar os tendões e músculos. Originado de ensinamentos antigos sobre a longevidade e a saúde, o Yi Jin Jing é conhecido por melhorar a força física, a resistência e a flexibilidade. É uma prática ideal para quem busca não apenas saúde, mas também a transformação profunda do corpo e da mente.

Os 13 Movimentos de Luohan


Os 13 Movimentos de Luohan são uma prática tradicional associada aos monásticos budistas. Estes movimentos são projetados para cultivar a força interior e a clareza mental, e cada movimento é um reflexo da busca por equilíbrio e sabedoria. A prática dos 13 Movimentos de Luohan contribui para o desenvolvimento da força interior e para a manutenção da saúde e da vitalidade.

Frases e Citações sobre Chi Kung Qi Gong

“Chi Kung Qi Gong é a arte de cultivar a energia vital e harmonizar o corpo, mente e espírito. Através desta prática, encontramos equilíbrio, saúde e uma profunda conexão com o universo.”Dr. Yang Jwing-Ming, mestre em artes marciais chinesas e autor de vários livros sobre Chi Kung.

“A prática regular de Chi Kung Qi Gong nos ensina a viver em harmonia com a natureza e a perceber a vida de uma maneira mais equilibrada e plena. É um caminho para a longevidade e a serenidade.”Ken Cohen, renomado mestre de Chi Kung e Tai Chi, autor e conferencista.

“Chi Kung Qi Gong não é apenas um exercício físico, é uma jornada interior que nos leva a descobrir o poder curativo que reside dentro de nós. É uma prática que transforma vidas.”Daisy Lee, instrutora de Chi Kung e fundadora do Radiant Lotus Qigong.

“Os movimentos suaves do Chi Kung Qi Gong são uma dança de energia que fortalece o corpo, acalma a mente e eleva o espírito. É uma prática que nos ensina a viver com mais consciência e presença.”Wong Kiew Kit, mestre de Shaolin e autor de livros sobre Chi Kung.

“A prática do Chi Kung Qi Gong é uma forma de meditação em movimento, que nos ajuda a liberar bloqueios energéticos, equilibrar nossas emoções e encontrar paz interior. É uma prática que todos deveriam experimentar.”Mantak Chia, mestre taoísta e autor de inúmeros livros sobre energia e saúde.

“Chi Kung Qi Gong nos convida a desacelerar, a nos reconectar com nossa respiração e a sentir o fluxo de energia em nossos corpos. É uma prática que promove a cura e a vitalidade em todos os níveis.”Angela Wong Douglas, instrutora de Chi Kung e fundadora do Qigong Awareness.

“Praticar Chi Kung Qi Gong é como beber da fonte da juventude. Seus benefícios são profundos e abrangentes, tocando todos os aspectos de nossa vida e trazendo equilíbrio, saúde e alegria.”Roger Jahnke, doutor em medicina chinesa e autor de “The Healing Promise of Qi”.

Um Convite à Prática

Seja você um iniciante ou um praticante experiente, o Chi Kung Qi Gong oferece um caminho de autoconhecimento e cura. Suas práticas simples, mas poderosas, são acessíveis a pessoas de todas as idades e condições físicas. Experimente o Chi Kung Qi Gong e descubra como esta arte milenar pode transformar sua vida, trazendo equilíbrio, vitalidade e paz interior.

Sobre C J Hygino – Arqueiro Taoista
Instrutor em Tai Chi Chuan e Chi Kung Qi Gong

C J Hygino é um professor dedicado e experiente, com mais de duas décadas de vivência no ensino e na prática de Tai Chi Chuan e Chi Kung Qi Gong. Sua jornada na arte de cultivar a energia vital começou há muitos anos e, desde então, ele tem se aprofundado cada vez mais, tanto na teoria quanto na prática, trazendo um conhecimento profundo e um coração compassivo para seus alunos.

“Praticar Tai Chi Chuan e Chi Kung Qi Gong é uma jornada contínua de autodescoberta e transformação. É uma honra compartilhar esses ensinamentos e ver a mudança positiva na vida de meus alunos.”

Consultor de I Ching e Feng Shui

Além de ser um Instrutor em Tai Chi Chuan e Chi Kung Qi Gong, C J Hygino é também um consultor altamente qualificado de I Ching e Feng Shui. Com um profundo respeito e amor por essas tradições milenares, ele orienta seus clientes a encontrarem equilíbrio e harmonia em suas vidas e ambientes.

“O I Ching e o Feng Shui são ferramentas poderosas para compreender e harmonizar nossas vidas. Através deles, podemos navegar pelos desafios com sabedoria e criar ambientes que promovam bem-estar e prosperidade.”

Uma Abordagem Holística

A abordagem de C J Hygino integra corpo, mente e espírito, proporcionando uma experiência holística e transformadora para seus alunos e clientes. Seja através do movimento harmonioso do Tai Chi, da meditação profunda do Chi Kung, ou das orientações sábias do I Ching e Feng Shui, cada interação é guiada por um compromisso com a excelência e o bem-estar.

“Minha missão é ajudar as pessoas a encontrarem equilíbrio e harmonia em todos os aspectos de suas vidas. Através das práticas de Tai Chi Chuan, Chi Kung Qi Gong, e dos ensinamentos do I Ching e Feng Shui, ofereço um caminho para a saúde, a paz interior e a realização pessoal.”

Entre em Contato

Se você está buscando melhorar sua saúde física e emocional, encontrar equilíbrio em sua vida ou harmonizar seu ambiente, C J Hygino está aqui para ajudar. Com sua vasta experiência e conhecimento, ele oferece aulas e consultas personalizadas que atendem às necessidades únicas de cada pessoa.

Cada aluno e cliente é único, e meu objetivo é oferecer orientações e práticas que realmente façam a diferença em suas vidas. Juntos, podemos caminhar rumo a uma vida mais equilibrada, saudável e harmoniosa.”

WhatsApp
+55 (24) 99922-9696

Wu Song: A Arte do Relaxamento Profundo

O Wu Song, conhecido também como “Os Cinco Métodos de Relaxamento”, é uma prática milenar que integra a sabedoria ancestral chinesa com uma abordagem holística para promover a saúde e o bem-estar. Esta prática específica se concentra em cinco áreas do corpo: mãos, tórax, cintura, nádegas e pernas. Cada segmento do Wu Song é projetado para liberar tensões, melhorar a circulação de energia (Qi) e fortalecer a conexão mente-corpo.

Benefícios do Wu Song

Relaxamento Profundo: A prática sistemática do Wu Song ajuda a relaxar profundamente cada parte do corpo, reduzindo o estresse e promovendo uma sensação de calma e tranquilidade.

Aprimoramento da Circulação de Energia: Ao liberar tensões acumuladas, o Wu Song facilita o fluxo livre de Qi pelo corpo, vitalizando todos os sistemas.

Flexibilidade e Força: Através de movimentos suaves e controlados, o Wu Song aumenta a flexibilidade muscular e a força estrutural.

Conexão Mente-Corpo: A prática consciente dos métodos de relaxamento fortalece a conexão entre mente e corpo, promovendo a autoconsciência e a presença no momento.

Os Cinco Métodos de Relaxamento

Mãos: O relaxamento começa pelas mãos, onde acumulamos muita tensão devido ao uso constante. Movimentos suaves e alongamentos específicos ajudam a liberar essa tensão.

Tórax: A área do tórax é crucial para a respiração profunda e a circulação de energia. Técnicas de respiração e abertura do peito ajudam a liberar bloqueios e melhorar a capacidade pulmonar.

Cintura: A cintura é o centro de gravidade do corpo e uma área vital para a mobilidade e equilíbrio. Movimentos de torção e alongamento ajudam a manter esta área flexível e forte.

Nádegas: Esta área muitas vezes retém tensão devido à postura sentada prolongada. Exercícios específicos ajudam a aliviar essa tensão e fortalecer os músculos glúteos.

Pernas: As pernas suportam o peso do corpo e são essenciais para a mobilidade. Alongamentos e exercícios de relaxamento ajudam a manter as pernas fortes e flexíveis.

Desafios e Superação

A prática do Wu Song pode ser desafiadora, especialmente no início, devido à necessidade de concentração e controle muscular. No entanto, com a prática constante e a orientação adequada, esses desafios podem ser superados, levando a uma maior competência na prática e a um profundo senso de realização pessoal.

A arte do Wu Song é uma jornada contínua de autodescoberta e aprimoramento. É uma prática que exige paciência, dedicação e uma mente aberta para explorar as profundezas do relaxamento e da harmonia interna.

Sun Yuen Kung: A Arte Ancestral do Cultivo de Energia Vital

O Sun Yuen Kung é uma prática taoísta milenar que nos conecta com as tradições mais antigas de cultivo da energia vital, ou Qi. Este sistema ancestral abrange três exercícios fundamentais, conhecidos por diferentes nomes dependendo da linhagem, mas que compartilham a mesma essência: o cultivo e a harmonização do corpo e da mente através da respiração, postura e meditação.

Abraço da Árvore (Zhan Zhuang) Esta prática poderosa e aparentemente simples consiste em ficar de pé, com os braços elevados como se estivessem abraçando uma árvore. Embora imóvel por fora, internamente o corpo está em constante fluxo, com o Qi circulando e fortalecendo cada célula. O Abraço da Árvore é essencial para melhorar a postura, fortalecer o sistema imunológico e desenvolver uma resistência física e mental extraordinária.

Camisa de Ferro (Iron Shirt Qi Gong) A Camisa de Ferro é mais do que uma técnica de fortalecimento físico; é uma armadura interna que protege os órgãos vitais e aumenta a resistência a impactos externos. Através de posturas estáticas, técnicas de respiração e concentração, os praticantes desenvolvem um corpo resiliente e uma mente focada. Esta prática é especialmente valorizada nas artes marciais internas por sua capacidade de aumentar a resistência e a capacidade de suportar golpes.

Respiração Taoísta (Taoist Breathing) A respiração é a ponte entre o corpo e a mente. Nas práticas taoístas, a respiração consciente e controlada é fundamental para aumentar a capacidade pulmonar, melhorar a circulação do Qi e alcançar um estado de calma e clareza mental. A Respiração Taoísta integra-se perfeitamente aos outros exercícios do Sun Yuen Kung, promovendo um fluxo harmonioso de energia vital que revigora todo o ser.

Honramos estas práticas ancestrais, oferecendo uma abordagem que respeita e preserva a essência original do Sun Yuen Kung. Venha explorar e experimentar o poder transformador destas técnicas milenares que continuam a inspirar e revitalizar praticantes ao redor do mundo.

Tabela de Planos de Aulas – Arqueiro Taoista e Personal Guru Yoga
PlanoPacote Completo (Yoga + Tai Chi + Satsanga + Meditação)Somente Yoga (Yoga + Satsanga)Somente Tai Chi (Tai Chi + Meditação)
MensalR$250,00R$125,00R$125,00
Trimestral (10% desconto)R$675,00 (R$225/mês)R$337,50 (R$112,50/mês)R$337,50 (R$112,50/mês)
Semestral (15% desconto)R$1.275,00 (R$212,50/mês)R$637,50 (R$106,25/mês)R$637,50 (R$106,25/mês)

Gostou do Conteúdo?

Veja também as seguintes páginas!

recuperacao-pos-traumatica-meditacao-24999229696

Recuperação Pós-Traumática

consultoria-atendimento-espiritual-guru-arqueiro-24999229696

Consultoria Espiritual

automassagem-guru-arqueiro-cursos-holisticos-24999229696 (2)

Automassagem

nethra-vyayamam-guru-arqueiro-cursos-holisticos-24999229696

Nethra Vyayamam

taoist-archer-master-blog-guru-arqueiro-24999229696

Blog Guru Arqueiro

darshan-meditacao-24999229696

Darshan Meditação

logo-arqueiro-taoista-24999229696

Arqueiro Taoista

cjhygino-50-anos-braco-de-barra

Livro “50 Anos”

livro-kefir-de-leite-o -amigo-natural-do-corpo-e-da-mente-cjhygino

Livro “Kefir de Leite”

transforme-doacoes-site-de-vanguarda-24999229696

Transforme 💖

Busque outros conteúdos de qualidade em nossa Nuvem de Títulos, logo abaixo, no fim da página.